O Livro de Enoque e Seus Segredos!

Avaliações
5/5

O livro de Enoque deixou de ser um mero lado oculto da literatura apócrifa e passou a ser um objeto de fascínio de milhões de pessoas. É uma das obras judaicas mais antigas e conhecidas, mas não foi incluída no canom bíblico hebraico embora as evidências sugiram que era bem conhecido em tempos antigos e até hoje é bastante popular no judaísmo. 

O livro de Enoque quase caiu no esquecimento, mas com a popularização da internet se tornou um dos maiores best Sellers. Portanto despertando a curiosidade de jornalistas teóricos da Conspiração e cristãos que buscam mais respostas para algumas lacunas bíblicas. O que causou essa súbita obsessão por esses escritos tão misteriosos seja por questões espiritualistas filosóficas teológicas históricas ou apenas por mera curiosidade. 

O Livro de Enoque

Apresentaremos alguns motivos que fazem do livro de Enoque um verdadeiro fenômeno. Lembrando que este é um artigo, e que não visa influenciar a nenhum tipo de credo ou religião as informações são baseadas em dados, livros e artigos sobre a temática se são relevantes ou não deixamos a critério de cada leitor. 

O livro de Enoque é no mínimo interessante, e se você for um cristão mente aberta, ou alguém fascinado pela era pré-diluviana talvez vale a pena a leitura você pode ir encará-lo de duas maneiras como um complemento de estudos teológicos ou da cultura Judaica antiga; isso se você for um cristão curioso. A outra maneira é encarar como uma literatura mitológica exuberante, caso você seja um ateu, ou um cristão mais fechado para essas temáticas.

Há também quem encara o livro como possíveis respostas a perguntas e questionamentos que não foram respondidos com clareza pela bíblia canônica, e pelas instituições religiosas. Muitos defendem a ideia de que o livro de Enoque deveria estar na Bíblia sagrada pois o mesmo é citado no texto canônico. 

O livro de Enoque, profetizou

O Livro de Enoque

“É Enoque, da 7ª geração a partir de Adão, quem há muito tempo profetizou isto a respeito deles. O senhor virá com muitos milhares dos seus anjos para julgar a todos. Ele Virá a fim de condenar todos os que não querem saber de Deus por causa de todas as más ações que praticaram. E por causa de todas as palavras terríveis que esses pecadores incrédulos disseram contra Deus”. 

E há quem acredite que o livro foi escondido de um conhecimento geral por conta de uma conspiração religiosa. Veja os principais motivos que fazem do livro de Enoque uma leitura muito interessante. Independente no que você acredita. 

A singularidade 

O Livro de Enoque

Se Enoque fosse visto simplesmente como um outro livro sobre um profeta tentando fazer as pessoas se arrependerem; é improvável que o texto teria ganhado tanta atenção e interesse nos dias atuais. Enoque no entanto é muito diferente dos outros escritos hebraicos, além das descrições elaboradas do céu, e de Deus. Enoque contém histórias que não são contadas em outros escritos e se expandem para aquelas que são encontradas em outros lugares. 

A história dos Anjos Caídos

Essa história, por exemplo, é incomum nos escritos antigos, da mesma forma as histórias dos nefelins é bastante expandida no livro de Enoque. Os nefelins são mencionados muito brevemente na história da criação. Na Bíblia, há apenas uma referência passageira desses gigantes. Em Enoque no entanto vemos a expansão dessa história com mais detalhes, como Deus tirou esses gigantes da terra. E por que eles precisaram ser destruídos. Enoque também tem uma seção interessante que lembra as histórias gregas antigas

Nessa parte de Enoque é relatado que os anjos caídos ensinaram muitas coisas aos seres humanos. Entre as coisas que os anjos caídos ensinaram, especialmente um carinha chamado Azazel, supostamente ensinaram a humanidade vem a Metalúrgica. Também conhecimentos das constelações e como contemplar o curso da lua. Enoque tem muito a dizer sobre eles, no livro contém duas listas de arcanjos, bem como qual é o trabalho de cada um deles no céu. 

O livro de Enoque sobre os Santos Anjos

“Estes são os nomes dos anjos que observam Uriel um dos Santos Anjos que preside clamor e terror, Rafael um dos Santos Anjos que precise os espíritos dos homens, Raviel um dos Santos Anjos que infringe punição ao mundo e aos luminares, Miguel um dos Santos Anjos que presidindo a virtude humana comanda as nações, Sarasiel um dos Santos Anjos que preside os espíritos dos Filhos dos Homens que transgridem, Gabriel um dos Santos Anjos que preside Ikisat (serpente), sobre o paraíso e sobre os querubins.” 

Enoque também cita alguns anjos que ele afirma terem sido aqueles que foram caídos.

“Então seu líder Samiasa disse lhes, eu temo que talvez possais indispor vos, na realização deste empreendimento e que só eu sofrerei por tão grave crime. Mas eles responderam e disseram, nós todos juramos e amarramos-nos por juramentos que nós não mudaremos nossa intenção. Mas executamos nosso empreendimento projetado, então eles juraram todos juntos e todos se amarraram ou uniram, por mútuo juramento. Todo seu número era 200 os quais descendiam de Ardis, o qual é o topo do monte Armon.”  Como regra geral as pessoas gostam de listas, de uma boa trama

A era

O livro de Enoque é antigo, só isso já atrai bastante a atenção. Como regra geral quanto mais antigo for o texto, mais as pessoas terão curiosidades sobre o que está escrito nele. O livro de Enoque não é uma exceção. Além disso, sua idade e o fato de ter sido excluído do Cânon Sagrado o tornaram uma fonte de fascínio para muitas pessoas. O livro de Enoque é a combinação perfeita de velho, incomum e moderno. Que levou todos a ficarem bastante curiosos sobre esse texto. Dado que um ciclo de feedback se formou, é improvável que o interesse público neste livro antigo diminua tão cedo. Até porque muitos estão adotando o livro como escritos realmente sagrados e até baseando sua fé nele também. 

O livro de Enoque e a descrição do céu 

A maioria dos cristãos se perguntam como é o céu, Enoque tem uma das descrições mais detalhadas do céu que foram descobertas atualmente. Se é verdade ou não, aí são outros quinhentos. Em Enoque podemos encontrar histórias da ardente árvore da vida. Casas que abrigam neve e orvalho da manhã, e outras imagens incríveis. 

A visão que Enoque cria é bonita o suficiente para se encaixar com o que muitas pessoas imaginam ser o céu. Mas de outro mundo, o suficiente para convencer as pessoas de que suas descrições podem não ser apenas a imaginação de um homem. Mas um vislumbre real do paraíso. 

E por último, um bom assunto para debates 

Quando um grande número de pessoas se interessa por algum assunto, aqueles que não conhecem nada sobre o assunto ficam meio que curiosos para saber do que se trata. Quanto mais grupos de pessoas se mostram interessadas, mais esse assunto cresce. E mais chama a atenção de outras pessoas para elas saberem o que está acontecendo. Quando um número suficiente de pessoas se interessa, a mídia começa a perceber e decide dedicar tempo para falar sobre quantas pessoas se interessam por determinado assunto. 

Desse modo faz com que mais pessoas se interessem. Pois estão vendo somente sobre isso nas redes sociais, principalmente. Dessa forma o livro nos leva a discussões e questionamentos interessantes trazendo mais interação e engajamento entre as pessoas nas redes sociais o único problema é quando o extremismo toma conta dos argumentos daqueles que se acham os donos da razão e os teólogos do momento. 

Se é saudável e respeitoso vale muito a pena o bate-papo. Caso você se interesse pelos assuntos do site, é importante que você ajude enviando o link deste e de outros artigos que você gostar para todos os seus amigos nos grupos de zap, de face e também no twitter. Convide os seus amigos para conhecer o site, comente abaixo, vamos ler tudo, isso é muito importante para nós, e nos incentiva a trazer mais conteúdo interessante. Muito obrigado por estar aqui.

Siga nossa fan page no Face 😍😍

Se você gostou das dicas compartilhe com seus amigos…. 😍😍😍