Melhores Formas de Tirar Cicatrizes
Melhores formas de tirar cicatrizes, se você quiser saber como curar melhor qualquer tipo de lesão, você deve ler este artigo.
Quando a pele está ferida, uma proteína chamada colágeno é formada para reparar os danos. Este processo de cicatrização ocorre em qualquer tipo de lesão, como um corte, queimadura ou lesão causada por uma doença de pele.
Este processo de cicatrização sempre cria uma cicatriz. Em alguns casos, a cicatriz desaparece por conta própria, mas em outros casos, um tratamento específico pode ser necessário para mitigar a marca da pele, que depende do tipo de lesão da pele e do tempo da cicatriz.
A pele é um órgão muito importante que protege nosso corpo de infecções. A cicatriz é um tipo de mecanismo de defesa para fechar rapidamente uma ferida e evitar que germes e outros micro-organismos passem pela pele.
Apesar do fato de que a cicatriz desempenha um papel importante e é um sinal de que a pele se recuperou do dano, muitas pessoas estão preocupadas com isso. Felizmente, existem maneiras de remover cicatrizes ou, pelo menos manchas lisas na pele com diferentes tipos de tratamentos. No entanto, para que o tratamento seja eficaz, é importante saber como o tipo de cicatriz pode ser identificado.
Melhores formas de tirar Cicatrizes e tipos de cicatrizes
Existem diferentes tipos de cicatrizes e sua classificação depende de certos fatores, como:
Tipo de lesão: a cicatriz pode ocorrer após uma queimadura, acne, cirurgia ou incisão, por exemplo;
Posição: A pele é diferente, dependendo da posição do corpo. Se a pele é mais sensível, a cicatriz pode se tornar mais perceptível e, se a pele for mais resistente, pode ser menos perceptível;
Tipo de pele: A espessura, a cor e a textura da pele podem afetar a aparência de uma cicatriz.
Existem também fatores genéticos, o tamanho da lesão e as características da pessoa lesada, como idade, gênero e etnia, que podem afetar o tipo de cicatriz formada.
Se você conhece esses fatores e conhece o tipo de cicatriz que está tratando, é importante escolher o tratamento mais adequado para a cicatriz. Os principais tipos de cicatrizes:
Quelóides
Os quelóides são cicatrizes escuras que se projetam da pele e tendem a aumentar de tamanho ao longo do tempo ou se espalhar na área da lesão. O quelóide ocorre devido a uma superprodução de colágeno, e há casos em que certos movimentos podem ser afetados pela cicatriz. Além disso, a Pessoa pode sentir dor e coceira no local.
Os quelóides são mais comuns em pessoas de origem africana ou asiática que têm tons de pele mais escuros.
Cicatriz Atrófica
Uma cicatriz atrófica é aquela em que a pele se dobra ou como se houvesse uma depressão (um buraco) na pele. Uma cicatriz atrófica ocorre quando o colágeno da pele está danificado e geralmente ocorre em feridas de acne e varicela.
Cicatriz Hipertrófica
Uma cicatriz hipertrófica é uma cicatriz vermelha que é elevada em relação ao resto da pele. Coceira e dor podem ser observadas, mas quando a pele se recupera, esses sintomas desaparecem.
Algumas pessoas podem confundir a cicatriz hipertrófica com um quelóide, mas a principal diferença entre eles é que a cicatriz hipertrófica não aumenta de tamanho.
Cicatriz Generalizada
Cicatrizes difusas são muito comuns após a cirurgia. Em geral, eles são planos e bastante claros e menos visíveis do que cicatrizes atróficas e hipertróficas.
Cicatriz de contratura
Estas são cicatrizes que causam uma contração da pele. Geralmente, são cicatrizes causadas por queimaduras e causam muita dor. Em alguns casos, a contração da pele pode afetar o movimento, pois esse tipo de cicatriz pode afetar os nervos e músculos além da pele.
As melhores maneiras de remover a cicatriz
Não é 100% eficaz na remoção de uma cicatriz, mas existem diferentes tipos de tratamentos que podem ajudar a mitigar a marca, e cabe a você e seu dermatologista avaliar a melhor estratégia com base no seu tipo de pele e suas características de cicatriz.
Abaixo, mostraremos quais são as melhores formas de tirar cicatrizes, e para que tipo de cicatriz elas são mais eficazes.
1. Cremes, pomadas e géis
Se você está em dúvida sobre como você pode tirar uma cicatriz cortada em seu rosto, uma solução segura e eficaz é a aplicação de produtos tópicos como cremes, pomadas e géis que são usados sem receita médica.
Uma vez que a pele do rosto é mais sensível, o uso deste tipo de produto pode ser útil no tratamento da ferida, pois eles não só ajudam na cicatrização, mas muitas vezes também contêm ingredientes hidratantes em sua fórmula que deixam a pele saudável.
Cremes anti-histamínicos ou produtos que contenham corticosteróides em sua composição podem, em alguns casos, também ser prescritos por um médico, principalmente para o tratamento de feridas que causam coceira ou estão muito inflamadas. Os corticosteróides também são um bom tratamento para pequenas queimaduras.
Em alguns casos, os produtos à base de ácido também podem ser indicados, pois esfoliam a pele, estimulam a formação de colágeno e deixam a cicatriz menos visível.
Este tratamento também é útil para remover a cicatriz da operação. As cicatrizes cirúrgicas tendem a ser claras e finas, e é comum que o cirurgião prescreva um produto tópico que entra na área durante a fase pós-operatória. Como regra geral, são prescritos cremes contendo corticosteroides, que previnem a inflamação e mitigam a marca deixada pela cirurgia.
2. Injeção
As injeções de esteroides podem ser indicadas no tratamento de cicatrizes quelóides e cicatrizes hipertróficas. Este tipo de tratamento pode ser realizado por conta própria, mas geralmente é realizado em combinação com outros tratamentos, por exemplo, em combinação com cremes.
3. Cirurgia
Há casos em que a cirurgia é a melhor maneira de obter uma cicatriz. Enxertos de pele, cirurgias a laser e cisões cirúrgicas se enquadram nesta categoria.
As queimaduras de terceiro grau podem exigir enxertos de pele para melhorar a aparência da cicatriz e proteger as camadas mais profundas da pele.
Nesses casos, um anestésico local ou um sedativo oral deve ser usado. A decisão cirúrgica deve ser tomada de comum acordo entre o médico e o paciente, e no caso de uma operação recente é aconselhável esperar pelo menos 1 ano, uma vez que muitas cicatrizes são causadas pela cirurgia e precisam de tempo para curar completamente, e geralmente se tornam muito menos visíveis no tempo. As operações no rosto e nas pálpebras tendem a curar melhor do que em outras partes do corpo.
Os procedimentos cirúrgicos geralmente são muito eficazes no tratamento de cicatrizes hipertróficas. Para os quelóides, a remoção cirúrgica também é uma opção, mas é importante avaliar a situação com muito cuidado, pois a cirurgia pode agravar um novo quelóide no local.
A melhor abordagem no caso de um quelóide é o pré-tratamento com injeções de corticosteroides para tentar reduzir o quelóide, e somente após a cirurgia.
4. Tratamento a laser
O tratamento a laser pode ajudar a aliviar cicatrizes rosa ou roxas, bem como achatar alguns tipos de cicatrizes aumentadas na pele. As queimaduras de segundo grau também podem ser tratadas com lasers para reduzir o alívio da pele e aliviar a marca.
5. Esfoliantes químicos
Esfoliação química é um bom tratamento para cicatrizes escuras ou para remover cicatrizes de acne. Peeling na pele ajuda a remover células mortas, e uma nova camada de pele é esclarecida devido à estimulação da produção de colágeno.
De acordo com um estudo publicado em 2009 na revista Dermatologic Surgery, esfoliantes com ácido glicólico ou uma combinação de ácido salicílico e ácido mandélico podem ajudar nas melhores formas de tirar cicatrizes de acne e manchas escuras na pele através de espinhas.
Outro estudo, publicado em 2001 no International Journal of Dermatology, concluiu que o ácido glicólico pode melhorar a aparência de cicatrizes atróficas causadas pela acne.
6. Remédios caseiros
Claro, os remédios populares não podiam ser deixados de lado. Muitos produtos naturais contêm vitaminas e outros nutrientes que podem ajudar a deixar cicatrizes menos visíveis. Alguns deles são:
– Folhas de silicone e gel
Bandagens de pressão ou folhas de silicone e gel podem ajudar no tratamento de vários tipos de cicatrizes e também na prevenção de cicatrizes de acne.
Um estudo publicado em 2002 na revista Plastic and Reconstructive Surgery mostra que as placas de silicone são eficazes no tratamento de cicatrizes. Outra revisão, publicada no International Journal of Cosmetic Science em 2012, afirma que as cicatrizes hipertróficas respondem bem ao tratamento com um filme de silicone, e outro estudo de 2009, indexado no Journal of Cutaneous and Aesthetic Surgery, sugere que o uso de gel de silicone pode ter melhorado a aparência de cicatrizes hipertróficas e quelóides.
– Extrato de cebola
Estudos que foram publicados em 2008 no Journal of Cosmetic Dermatology, e em 2009 no Journal of Skinaneous and Aesthetic Surgery, mostram que o extrato de cebola pode ser usado para suavizar as cicatrizes após a aplicação tópica do produto por 4 semanas.
– Outros Remédios Populares
Há relatos de que a aplicação de mel, vitamina E, aloe vera, vinagre de maçã e azeite na pele pode ser útil na remoção de cicatrizes. No entanto, não foi cientificamente comprovado que esses agentes têm o potencial de tratar cicatrizes.
– Outros procedimentos
Técnicas como carboxiterapia, microdermoabrasão, crioterapia e esfrega também podem ser usadas para suavizar certos tipos de cicatrizes superficiais.
Melhores Formas de Tirar Cicatrizes, Dúvidas
É comum que surjam dúvidas sobre a remoção de alguns tipos mais específicos de cicatrizes. Algumas dessas dúvidas são:
– Como faço tenho uma cicatriz de catapora?
Embora já exista uma vacina hoje, muitas crianças já sofreram de catapora e deixaram vestígios no corpo. Remédios caseiros tópicos como caracol (Aloe Vera), Óleo de rosa mosqueta e óleo de germe de trigo parecem deixar cicatrizes menos visíveis, mas tudo depende do tempo em que a cicatriz existe e da profundidade da lesão.
– Como faço para tirar uma cicatriz de perfuração umbilical e como faço para amenizar uma cicatriz de furúnculo?
As cicatrizes deixadas na pele após uma perfuração umbilical ou após o furúnculo podem ser um pouco mais complicadas de tratar. Uma regra geral que se aplica não apenas a esse tipo de cicatriz é, quanto mais sedo o tratamento é iniciado, maior a probabilidade de a cicatriz amenizada ou até mesmo ser completamente removida.
Se o uso de cremes ou pomadas não for eficaz, outras opções incluem procedimentos cosméticos para remover a cicatriz da catapora, tratamentos a laser para remover a cicatriz de furúnculo e operações para reduzir a cicatriz umbilical. Independentemente do tratamento escolhido, o cuidado subsequente de um dermatologista é essencial.
Melhores Formas de Tirar Cicatrizes, Outras dicas
– Proteção solar
Proteger a pele do sol não trata cicatrizes, mas pode impedir que elas piorem. É importante aplicar protetor solar no rosto marcado para evitar que ele escureça ainda mais após a exposição à luz solar.
Além disso, as pessoas que usam um pouco de ácido no rosto ou passam por um procedimento cosmético na pele devem sempre aplicar protetor solar para evitar danos à pele que geralmente se torna mais sensível durante o tratamento.
– Limpeza da pele e cuidados preventivos para Melhores Formas de Tirar Cicatrizes
A prevenção é sempre o melhor remédio. Para lesões de pele, é importante prestar atenção à ferida, pois isso pode impedir que a cicatriz se torne muito feia.
É importante manter a pele limpa para evitar infecções que podem piorar a lesão. De acordo com um estudo publicado no International Journal of Cosmetic Science, em 2012, a hidratação da pele também é importante para manter o tecido saudável e reduzir a formação de tecido cicatricial.
Se for necessário fazer pontos na ferida ou fazer bandagens no aria, é aconselhável sempre deixar o local bem limpo e trocar as bandagens de acordo com a indicação médica. Além disso, a extração de pontos deve ser realizada na data recomendada pelo médico, uma vez que a extração de pontos antes ou depois do tempo pode afetar o processo de cicatrização.
Uma dieta saudável é muito importante para promover uma boa recuperação. Comer alimentos doces, por exemplo, Pode piorar o processo de cicatrização e causar cicatrizes piores do que com uma dieta mais equilibrada.
Para cicatrizes mais antigas, esse tipo de cuidado preventivo não é mais possível, mas o conselho de um bom dermatologista pode ajudar a suavizar as cicatrizes e melhorar a aparência geral da pele.
Fontes e referências adicionais: Melhores Formas de Tirar Cicatrizes
Você já tentou eliminar cicatriz de alguma forma que listamos acima? Que tipo de cicatriz você tem ou teve o que mais o incomoda? Comentário abaixo!