Ilha Cocos, os Segredos por Trás da Misteriosa Ilha no Oceano Pacífico

Avaliações
5/5

Ilha Cocos, e Jacques Cousteau

Ilha Cocos, e o lendário oceanógrafo Jacques Cousteau que chamou a ilha de mais bonita do mundo. Ele fez pelo menos 2.000 mergulhos em todo o mundo, mas dizia que ainda não tinha visto nada que se compare à Ilha Cocos. Durante séculos a pequena ilha no oceano pacífico a cerca de 340 milhas(547 Km) da costa da Costa Rica foi envolta por lendas de tesouros enterrados.

Ilha Cocos os Segredos Por Trás da Misteriosa Ilha no Oceano Pacífico
Ilha Cocos os Segredos Por Trás da Misteriosa Ilha no Oceano Pacífico

Muitas lendas foram tiradas da história para explicar a possibilidade de um tesouro na ilha, talvez o maior esconderijo de tesouros. O maior que se pensa estar na Ilha Cocos é o tesouro de Lima, contendo uma enorme coleção de ouro, prata e artefatos religiosos. Sua posição é o primeiro ponto de contato com a contra-corrente equatorial do norte, e as inúmeras interações entre a ilha e o ecossistema marinho circundante tornam a área um laboratório ideal para o estudo de processos biológicos.

Ilha Cocos e o mundo subaquático do parque nacional

Ilha Cocos os Segredos Por Trás da Misteriosa Ilha no Oceano Pacífico

O parque nacional tornou-se famoso devido a atração que detém sobre mergulhadores que o consideram um dos melhores lugares do mundo para ver grandes espécies pelágicas de tubarões, raias, atuns e golfinhos. Então qual é a história desta ilha misteriosa, como esse tesouro pode ter acabado na Ilha Cocos, e alguém vive lá hoje em dia, e se for o caso, que país a possui.

A Ilha Cocos é conhecida dos marinheiros e cartógrafos desde o início do século 16 foi mencionada pela primeira vez como referência em um mapa de Nicholas Delasins, em 1541. A ilha apareceu em outros mapas em várias publicações durante o séculos seguintes. A abundância de corpos de água doce, peixes e cocos fez desta pequena ilha de 25km² um lugar favorito de parada para piratas e navios baleeiros.

A lenda do tesouro de Lima

Ilha Cocos os Segredos Por Trás da Misteriosa Ilha no Oceano Pacífico

Os nomes de vários barcos esculpidos nas rochas na baía de chatham são uma lembrança desses primeiros visitantes, alguns datando desde o ano de 1600. A mais conhecida das lendas de tesouros ligadas à ilha é a do tesouro de Lima. Em 1820 com o exército de José de San Martin, se aproximando. O vice-rei de lima José de La Serna supostamente confiou o tesouro da cidade ao comerciante britânico capitão William Thompson para mantê-lo seguro, até que os espanhóis pudessem proteger o país.

Em vez de esperar no porto, conforme foram instruídos por Thompson e sua tripulação morta, Os homens do vice-rei navegaram para a Ilha Cocos, onde enterraram o tesouro. Logo depois foram apreendidos por um navio de guerra espanhol.

Todos os tripulantes de Thompson e seu primeiro imediato foram executados por pirataria, os dois disseram que iriam mostrar aos espanhóis onde haviam escondido o tesouro e voltaram para salvar suas vidas. Mas após pousarem em cocos, eles escaparam para a floresta.

Ilha Cocos, as primeiras reivindicações de tesouros enterrados na ilha

ilha dos cocos onde fica
Ilha Cocos os Segredos Por Trás da Misteriosa Ilha no Oceano Pacífico

As reivindicações vieram de uma mulher chamada Mary Welsh, que reivindicou 350 toneladas de ouro roubado dos galeões espanhóis, e que haviam sido enterrados na ilha. Um parente que ela tinha, foi um membro da tripulação pirata liderada pelo capitão Bennett Graham, e foi transportado para uma colônia penal australiana por seus crimes.

Ela possuía um gráfico mostrando onde o tesouro de Graham deveria estar escondido. Ela retornou à ilha com uma expedição que não teve sucesso em encontrar o tesouro com os pontos de referência no gráfico, tendo desaparecido. O primeiro pirata conhecido por usar cocos como um porto seguro das autoridades era outro britânico, o inglês capitão Edward Davis conhecido como um cavalheiro pirata ele aplicou uma carreira lucrativa com a aprovação real tácita de 1683 a 1702.

Outro grande tesouro de ouro, prata e pedras preciosas foi armazenado em cocos por um bucaneiro português Benito Bonito, da espada sangrenta no início do século 19, somente sua horda foi estimada por alguns em 300 milhões de dólares nos preços de hoje na mesma época em que o tesouro de Devonshire batizado com o nome do navio que o carregava foi guardado em cocos pelo capitão Bennett Graham.

Mapas que perderam as referências na ilha

ilha dos cocos onde fica
Ilha Cocos os Segredos Por Trás da Misteriosa Ilha no Oceano Pacífico

Mapas com o propósito de localizar o ouro foram recuperados mais tarde, mas uma árvore de referência parecia ter sido cortada. O tesouro era encontrado em maio de 1856, de acordo com relatos históricos de mercenários fugindo derrotados na Nicarágua.

Cartas contemporâneas registram que encontraram uma corrente de bronze em uma caverna marítima puxada para cima, recuperou-se um baú cheio de dobrões espanhóis de ouro que outro pirata supostamente teria enterrado.

Um outro tesouro na ilha foi o do português Benito Bonito, embora benito tenha sido caçado e executado, seu tesouro nunca foi recuperado. Centenas de tentativas de encontrar o tesouro na ilha falharam. Em viagens posteriores, diz-se que foram recuperados, ouro e joias deixadas do cruzeiro pelo tesouro.

Quem foram os antigos moradores da ilha

ilha de cocos costa rica
Ilha Cocos os Segredos Por Trás da Misteriosa Ilha no Oceano Pacífico

O aventureiro August Gisler viveu na ilha durante a maior parte do período de 1889 a 1908, caçando tesouros com um pequeno sucesso. E se tornou dono da ilha de coco ao encontrar seis moedas de ouro. Em 6 de dezembro de 1825 o capitão John Clooney’s ross, um traidor escocês navegando por ali. Fez uma parada desembarcando na ilha, e voltou com sua família em 1827 com a intenção de comercializar um assentamento nas ilhas.

E a família ross de clooney, que se tornou conhecido como o rei dos cocos, possuiu e ocupou as ilhas por mais de 150 anos. Quando a Birmânia se tornou independente do reino unido em 1948 a ilha de cocos passou para a nova união da burma. Em 1955 eles se tornaram um território da comunidade da Austrália. E em 1978 a Austrália comprou todas as terras aceitando a casa da família ross de clooney que vivia nestas maravilhosas ilhas.

Hoje em dia as únicas pessoas com permissão para viver nas ilhas de coco são os guarda-parques da Costa Rica que estabeleceram dois acampamentos; incluindo um na baía inglesa. A caça ao tesouro agora é proibida na ilha de coco, um patrimônio mundial da unesco. Devido ao seu ecossistema marinho e terrestre único e exótico, embora alguns aventureiros tentaram obter acesso sob o pretexto de uma pesquisa científica.

Foi relatado que um grupo de guardas florestais costa-riquenhos estava patrulhando a ilha após uma tempestade para localizar quaisquer danos. Quando eles tropeçaram em um objeto de madeira que a maré havia desenterrado. Eles desenterraram baús de madeira que continham moedas de ouro e prata e castiçais incrustados de joias, cruzes e duas estátuas de ouro da virgem maria e do bebê jesus.

O valor deste tesouro foi estimado em 200 milhões de dólares, e acreditava-se ser o tesouro perdido de lima. Porém mais tarde descobriu-se que esta história era uma farsa, e que o tesouro de lima nunca foi encontrado; ou se foi encontrado, foi mantido em segredo. Centenas de tentativas foram feitas para encontrar este tesouro e, tanto quanto sabemos, falharam. Qualquer tesouro escondido na ilha de coco permanece um mistério!

Caso você se interesse pelos assuntos do site, é importante que você ajude enviando o link deste e de outros artigos que você gostar para todos os seus amigos nos grupos de zap; de face e também no twitter. Convide os seus amigos para conhecer o site, comente abaixo, vamos ler tudo, isso é muito importante para nós; e nos incentiva a trazer mais conteúdo interessante. Muito obrigado por estar aqui.  

Siga também nossa Página no Face, vai nos ajudar muito!

Poderá ver o vídeo no youtube em inglês. Aqui